contato@riomartintas.com.br
(67) 3351-6135

Postagem

QUAIS AS CORES DE TINTA PARA PAREDE EXTERNA

Alguns pontos devem ser levados em consideração quando se pensa na cor externa de ambientes, além do gosto e personalidade, pontos como durabilidade da tinta, impermeabilidade e resistência devem ser observados.

As cores da fachada são uma forma de expressar um pouco da personalidade dos moradores para toda a vizinhança. Não existe certo ou errado na hora de realizar essa escolha ou uma regra de ouro a ser seguida. Tudo dependerá do gosto pessoal e do significado a ser transmitido com a estética adotada. No entanto, algumas dicas podem ser muito úteis para encontrar as melhores cores de tinta para parede externa. 

Não é só estética

Além da beleza, as tintas usadas na área externa precisam ser resistentes. Como são expostas às intempéries, é fundamental escolher produtos que garantam a durabilidade das cores e a proteção da parede. Vale lembra que além de fatores climáticos, como sol, vento e chuva; fungos, poeira e poluição podem afetar a estética e até mesmo a estrutura da casa. Por isso, é sempre importante investir em uma tinta de qualidade.

Tinta emborrachada

Esse é o tipo mais indicado para áreas externas por ser extremamente resistente aos fatores citados acima. Sua textura diferenciada a torna capaz de cobrir pequenas rachaduras e fissuras. Isso evita a necessidade de reformar as paredes para corrigir essas imperfeições antes de iniciar a pintura. Além disso, a tinta emborrachada garante um acabamento impecável ao imóvel.

Tinta acrílica

Seu uso é indicado tanto para a área interna quanto externa da casa. Embora sua durabilidade e resistência sejam menores que a emborrachada, a tinta acrílica possui um melhor custo benéfico. Por ser solúvel em água, sua aplicação é bem simples e fácil, o que reforça sua escolha.

Cores de tinta para área externa

Assim como falamos no começo desse artigo, não há certo ou errado na hora de escolher a cor da sua casa. No entanto, existem alguns detalhes que podem interferir nesse processo, como clima do local, o tamanho das paredes ou a existência de texturas.

Uma dica bastante interessante é fugir de tonalidades muito claras, como, gelo, bege e principalmente off-white. As paredes ficam em contato direto com poeira e poluição, sujando-se com facilidade. Isso danificará a pintura em pouco tempo.

Intenção ao usar as cores

Tons de vermelho e alaranjado são excelentes para criar a sensação de calor e felicidade no ambiente. As cores que variam do bege ao marrom são neutras, sendo ótimas escolhas para harmonizar com outras tonalidades e criar uma atmosfera mais confortável. Já os tons claros e pastéis trazem um clima de paz e harmonia a casa, além de criar a sensação de que o espaço é maior.