contato@riomartintas.com.br
(67) 3351-6135

Postagem

Tudo que você sempre quis saber sobre pintura de parede, mas tinha vergonha de perguntar

Ninguém duvida do poder que uma parede colorida tem na decoração de uma sala em casa. O cômodo pode ser bem simples, mas se um dos lados exibir cor forte; parabéns amigo, sua sala está a um passo de ser parecida com aquelas de capas de revista!

Outra vantagem desse up instantâneo é que depois do enjoo, ou na hora da mudança, basta mais algumas camadas de tinta pra tudo voltar como era antes, mão na roda pra quem ainda mora de aluguel.

Mas nem tudo são flores no reino dos pincéis e dos pigmentos fortes, quem já buscou um pintor profissional deve ter se assustado com o valor, por isso se você é um solteiro de orçamento reduzido e está afim de se arriscar, os truques que você sempre quis saber sobre paredes, mas não tinha pra quem perguntar.

1. O planejamento é a alma do negócio

Parede pintada é legal, pena que não podemos dizer o mesmo para o piso, os espelhos de luz e tomada e pros batentes da porta e da janela. Antes de qualquer coisa, limpe bem e tire os espelhos de tomada e luz da sua parede alvo.

O chão precisa ser completamente forrado e nesse quesito não adianta ser econômico. Não utilize plástico liso nem nada parecido, você vai acabar pisando em tinta fresca e sujando a casa. Jornal é uma boa, por ser um material onde a tinta é absorvida e seca rápido. Mas se for possível tirar o escorpião do bolso invista em papelão ondulado, a absorção é maior e o risco de ter o chão todo pintado diminui bastante.

Para rodapé e os batentes, o ideal é sempre proteger com fita crepe. Use uma bem larga e da melhor qualidade que achar, se quiser caprichar coloque um pouco de massa corrida por cima da fita, isso vai garantir que a ‘linha divisória’ fique certinha, para entender melhor assista ao ótimo vídeo do canal A Casa que minha Avó queria.

Para as dobradiças e outras ferragens, use vaselina liquida, elas vão ficar lisinhas e a tinta não vai ‘pegar’.

DICA EXTRA: Use papel alumínio para proteger maçanetas, se for pintar portas.

2. Tinta é dinheiro

Não custa nada se planejar um pouco antes de sair comprando latas e mais latas de uma cor duvidosa ou quantidade errada.

A cor de algumas tintas fica completamente diferente quando seca na sua parede, para evitar surpresas desagradáveis o ideal é você solicitar na loja uma latinha menor de tinta, para fazer a prova em uma pequena superfície antes de pintar toda a sua casa com aquele roxo berinjela que na revista pareceu lindo.

Além disso você deve calcular a quantidade certa de tinta, senão vai acabar com vários galões sobrando ou pior, com meia parede pintada! Na internet dá pra encontrar algumas ferramentas que ajudam no cálculo. A Coral e a Telha Norte são duas opções que podem ajudar na hora da compra.

Mas se você quiser ir além e pintar no nível hard, pode arriscar a fazer você mesmo misturas de cores até chegar ao tom que você quer! Nesse caso a dica da calculadora é importantíssima, você precisa misturar toda a quantidade de tinta necessária antes sair pincelando a parede. Se a tinta acabar antes do ambiente todo estar pintado, vai ser missão impossível chegar na cor exata e nem o Tom Cruise vai ajudar a causa da parede manchada.

3. Paciência você deve ter meu jovem Padawan

Mesmo que a sua tinta seja de qualidade excepcional é provável que tenha que dar mais de uma demão para cobrir sem falhas a sua parede. Na primeira, usando um pincel novo, pinte os limites da sua parede, antes de secar pinte com o rolo a parte central da área. A segunda camada vai servir pra eliminar as diferenças e uniformizar a pintura.

Algumas cores como tons de rosa e roxo tem o pigmento mais ‘transparente’ e exigem ainda mais uma camada dependendo da qualidade da marca de tinta que você comprar. Não se desespere, três horas é o tempo ideal para que a parede seque direitinho antes que você passe para a próxima.

4. Escute a moça do tempo

Ou use esse monte de aplicativo de clima para celular. Para que seu dia de pintura não seja desperdiçado, a umidade relativa deve estar abaixo de 10%, se o dia estiver muito mais seco que isso a tinta não espalha direto, se estiver mais úmido, senta lá Cláudia, vai demorar pra secar.